Programa de Aulas
Aula 1 - Os pioneiros: Lumière, Méliès, Potter, Alice Guy, entre outros. O cinema de atrações e a consolidação da linguagem cinematográfica.
Aula 4 - O neorrealismo italiano e sua influência no cinema mundial. Rossellini, Visconti, Fellini e o cinema moderno italiano.
Aula 7 - Os grandes dos anos 50 aos anos 70: Bergman, Fassbinder, Saura, Buñuel, Stanley Kubrick, entre outros.
Aula 10 - O cinema mundial hoje: a força do cinema oriental. O cinema francês e o cinema italiano tentam recuperar a velha forma.
Aula 13 - O Cinema Novo brasileiro: "Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça". Nelson Pereira dos Santos e Glauber Rocha, os dois maiores.
Aula 2 - A evolução do cinema mudo: Chaplin e as comédias do burlesco, o Expressionismo, as teorias da montagem.
Aula 5 - O auge de Hollywood e a decadência do sistema dos estúdios. Os grandes mestres do período: Ford, Hitchcock, Hawks, Lang.
Aula 8 - A Nova Hollywood de Coppola, Scorsese e De Palma. Os grandes filmes modernos americanos. O cinema de horror made in USA.
Aula 11 - Cinema silencioso brasileiro, entre Mário Peixoto (Limite) e Humberto Mauro (Ganga Bruta). Os ciclos regionais dos anos 20 e 30.
Aula 14 - Cinema de invenção. A Margem, de Ozualdo Candeias e a radicalização do cinema moderno brasileiro: Sganzerla, Bressane, Tonacci.
Aula 3 - O advento do som. O sistema de estúdios hollywoodiano. A evolução dos grandes mestres: Ford, Hitchcock, Welles, entre outros.
Aula 6 - Cinemas modernos: a Nouvelle vague francesa de Truffaut, Godard e Chabrol. A revolução dos "jovens turcos".
Aula 9 - O cinema contemporâneo americano: Tarantino, Michael Mann, James Gray, David Fincher, Clint Eastwood.
Aula 12 - As chanchadas da Atlântida e os melodramas da Vera Cruz: tentativas de formar uma indústria cinematográfica no Brasil.
Aula 15 - A domesticação do Cinema Novo e a Embrafilme. O cinema brasileiro encontra seu público. Da retomada ao atual cinema brasileiro.